Representantes do Comitê Jovem da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP participam de Prototipagem de Projetos coordenados pela Fundação Sicredi
Representantes do Comitê Jovem da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP participam de Prototipagem de Projetos coordenados pela Fundação Sicredi
Publicada em 13/11/24 às 10:42h - 38 visualizações
por Rádio Nova Campina do Simão
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Rádio Nova Campina do Simão)
De junho a novembro ocorreu o Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos e Mentorias coordenado pela Fundação Sicredi em parceria com a Impact Hub – São Paulo, com o objetivo de capacitar associados integrantes dos Comitês Jovens das Cooperativas a desenvolver projetos de impacto positivo em suas comunidades
A Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP contou com a participação das jovens representantes: Luana de Campos Ferreira – advogada e Julia Zeni de Almeida - psicóloga, associadas da Agência Sicredi Turvo/PR, que participaram dos módulos sistêmicos trilhando os primeiros passos na jornada de liderança, empreendedorismo e protagonismo.
As meninas apresentaram a primeira versão do trabalho: "GRAVIDEZ SEM FILTRO: engravidei, e agora, quem me acompanha?". Esse projeto foi idealizado a partir da grande e comum problemática da gravidez na adolescência, quando jovens passam por períodos de sofrimento e não têm informações suficientes sobre seus direitos, elevando o grau de vulnerabilidade.
A solução apresentada por Luana e Julia, foi ao encontro da promoção, prevenção, acolhimento psicológico e orientação jurídica especializada para as adolescentes grávidas. Com ética, técnica e respeito pela vivência da juventude.
O trabalho impacta a ODS 3 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU) - Saúde e Bem-estar e será implementado em fases, iniciando por palestras de prevenção à gravidez na adolescência em escolas, grupos de meninas e meninos separadamente, e, em seguida, com encontros para o acolhimento e orientação psicológica individual das gestantes. Na sequência, o acolhimento e orientações jurídicas passarão a ocorrer com as jovens e suas famílias, finalizando com a terceira etapa de aplicação de uma pesquisa de satisfação.
Deseja-se impactar positivamente a comunidade contribuindo com a situação de vulnerabilidade da adolescente grávida, oferecendo acolhimento a partir de espaços de escuta, promovendo a educação e prevenção visando maior consciência da vida sexual e planejamento de vida.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.